6 de janeiro de 2014

«As Minhas 3 Palavras»

Todos os anos, eu passo pelo desafio de olhar para a frente e estabelecer (ou tentar fazê-lo) metas, objectivos para o ano que entra… e vejo muitas pessoas a fazerem o mesmo…  algumas vezes com alguma dificuldade.

Cheguei à conclusão que há momentos em que é mais fácil ir do macro para o micro e por isso decidi começar um exercício que já conhecia e que reconheço ser poderoso no nosso foco e então possíveis resultados e que tinha deixado de praticar. Foi criado por Chris Brogan em 2006 (podem ler aqui) e hoje tem vários seguidores em diferentes línguas.
É um exercício onde escolho três palavras que uso como o FOCO CENTRAL dos meus objectivos e esforços para o ano que vem.

Na hierarquia do planeamento do ano poderíamos dizer que é importante estabelecer:

  • A «big picture»
  • Visão
  • Metas
  • Plano de acção e estratégias
  • Calendário: mês/semana/dia


Podemos dizer então que «as minhas 3 palavras» devem servir o 1º e/ou o 2º ponto desta hierarquia.

Como exemplo: 1) em vez de dizer "eu quero perder 30 quilos e ser mais saudável" – o que a maior parte das vezes são objectivos tão mal estabelecidos, ou tão difíceis/fáceis de se encarar e cumprir que ficam esquecidíssimos uns dias mais tarde (e a frustração acumula-se ano atrás de ano por assim ser) - eu poderia ter algo como "verde", que me lembra a comer mais alimentos de origem vegetal em cada refeição, lembra-me actividades físicas, uma vida saudável… Lembro com mais facilidade, o foco central está lá sempre, a minha mente cria por metáfora a visualização do resultado – depois até posso estabelecer as metas inspiradas nesse foco – Verde (neste caso): emagrecer 4 Kg este mês, correr 15 minutos por dia.
Outro exemplo: necessito ou quero investir mais em mim e por isso pretendo estudar mais, cumprir objectivos mais altos para subir de posto no trabalho, adquirir novas habilidades – se não tenho exactamente claro cada passo ou para inspirar a atitude para tudo isto poderia escolher a palavra: Evolução - porque o mundo não é estanque e a nossa vida também não deve ser, porque quando se evolui muda-se para melhor, porque me pode dar a imagem da «big picture» de algo – eu, a minha vida, os meus resultados – em mudança, crescimento, evolução portanto

Como acredito na consciência colectiva e que vale bem mais 1% do esforço de 100 homens ao esforço de 100% de 1 homem, decidi lançar-vos o desafio – podemos criar aqui uma onde de motivação, foco e inspiração.

A ideia é usar palavras que sirvam como GATILHOS PARA AS ACÇÕES que se pretendem tomar (por exemplo começar a fazer exercício e a comer mais saudável) ou talvez acções que se procure evitar (por exemplo estagnar no mesmo emprego ou com as mesmas habilidades).
O desafio resumindo é então:
Escolher três palavras que reflectem todos os aspectos da nossa vida, se possível. Se o foco no trabalho for demasiado, a nossa vida familiar e / ou a nossa saúde podem sofrer. Um desafio mais – o de nos esforçarmos para sermos mais holísticos nas nossas escolhas.
Em relação à escolha das palavras é importante: que signifiquem algo para VOCÊ. Quem se importa se os outros não percebem?
Gostaria que publicassem com o #tag : #3palavras2014 – escrevem as 3 palavras (com a explicação de cada uma se quiserem) e no final colocam #3palavras2014 (atenção: tudo junto!), podem publica-las no vosso perfil ou nos comentários deste post no Facebook, aqui num dos blogs, se quiserem para o meu email… e num post futuro (final do mês) farei a compilação de todas elas à imagem de outros bloggers estrangeiros que também seguem este desafio – obviamente que se não o fizerem, desde que o façam para vocês, considerarei o objectivo cumprido!
Eu ainda não publiquei as minhas.

Às vezes precisamos do «nosso tempo» para fazer as coisas.
Sem pressa e sem pausa.

Mas recordemos que é o foco para 2014 que já começou, logo é prioritário ter bem claro para onde vamos.

Funciona!

Façamos as coisas acontecer!

Bem Haja 2014!



(este post foi por mim, sua autora, duplicado no blog : Vinciti Excellentia )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares